Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dia Engraçado

Hoje o meu dia foi engraçado. Digamos que “teve piada”. Acordei às 6h30 e liguei a TV. Soube que houve um sismo de madrugada e eu não senti. Foi forte (6.1. na escala Richter), mas ocorreu a 100km da costa portuguesa e foi sentido com pouca intensidade. Nada mais patético. Eu nunca presenciei fenómenos naturais deste tipo e, quando “surge uma oportunidade”, eu estou nos braços de Morfeu.
Superado o trauma de não ter sentido o sismo, parti para a Mealhada com o intuito de apanhar o meu trem para Almeirim, a terra dos maravilhosos melões portugueses, onde fui realizar uma entrevista de emprego. Fui tomar um cafezinho na estação, esse café maravilhoso que só há em Portugal, e escutei a voz da grande Alcione no rádio. “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar…” Comecei bem o dia. Já a cantarolar. Foi uma saudade feliz.
Na volta para casa, comprei uma revista semanal portuguesa que eu gosto muito – a Visão – para me entreter na viagem. Era uma edição especial, uma síntese da década dos anos 2000. Cá entre nós, uma década bem difícil de definir. Lá estava o Lula, representando o Brasil, definido como “a” potência emergente do momento. Só fiquei a pensar: Que “merda” de potência emergente é essa? Em termos económicos, pode até ser, mas e todo o resto? Nós, brasileiros, continuamos na mesma “merda” de sempre, desculpe o palavreado, mas é verdade. Os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. E a classe média? Desaparecendo… Não acho que a culpa seja do Lula, ele não tem superpoderes. Mas há uma inversão de valores e de prioridades em nosso país.
Voltei para a casa da minha avó e pronto: mais um evento engraçado: tive de colocar água anti-congelante no carro. Mais uma descoberta… Eu não sabia da existência disto. Pois é, no inverno, é preciso colocar uma água no carro que não congele! Sacou?

Nenhum comentário: