Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Coimbra, a cidade dos estudantes

Coimbra tem muitos encantos. Só quem conhece para contar. Não é como Lisboa, a capital, a cidade grande. Coimbra tem apenas 150 mil habitantes e é uma cidade de estudantes. No verão, não há quase ninguém a viver lá. Mas, durante o período de aulas, aquilo ferve.
Sei que já estou meio velha para falar de “espírito universitário”, mas eu fiquei emocionada com algo que vi e ouvi outro dia. Saí à noite em Coimbra durante a semana. A noite começou em um café como qualquer outro. Depois fomos ao bar da Associação de Estudantes de Coimbra. Fui de penetra, pois só é permitida a entrada de estudantes da Universidade de Coimbra. Mas consegui entrar. Neste bar, os finos (chopes) são vendidos a 50 cêntimos até a 1h, metade do preço normal. Dá para imaginar a loucura? Pois é. Loucura mesmo. Aqui o chope demora mais a esquentar, então as pessoas pedem vários de uma vez.
Nas paredes da Associação, há muitas fotos da época das manifestações estudantis e da luta contra o regime autoritário. Todos com seus trajes. Os trajes são uns fatos com umas capas que os estudantes usam em dias especiais. São iguais aos do Harry Potter para explicar melhor. Hehehe. Mas o das meninas é com uma saia na altura dos joelhos.
Fora estes detalhes, achei a Associação um bar como qualquer outro. Muitos estudantes, muita bebedeira e muitos alunos do Erasmus, o programa de intercâmbio entre os jovens europeus. Mas, no fim da noite, as músicas habituais cedem seu lugar para a tradição. Todos os dias, a Associação de Estudantes de Coimbra encerra a noite com o fado “Balada da Despedida”. O fado exalta a qualidade, os segredos e os mistérios da cidade dos estudantes. As pessoas se abraçam e cantam efusivamente. Algumas até choram, principalmente as que estão terminando o curso. É lindo. Dá mesmo vontade de chorar.
Vou colocar aqui um vídeo da música e a letra para vocês acompanharem.

Balada da Despedida

Sentes que um tempo acabou
Primavera de flor adormecida
Qualquer coisa que não volta, que voou
Que foi um rio, um ar, na tua vida

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

Sabes que o desenho do adeus
É fogo que nos queima devagar
E no lento cerrar dos olhos teus
Fica esperança de um dia aqui voltar

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

4 comentários:

Agnes R. disse...

Nossa, muito legal mesmo!
Deu até saudades da minha época de faculdade também, ô tempinho bom!

Bruna Gala disse...

Pois é.. Muita saudade... Poucas preocupações..

Carlos disse...

É a primeira vez que venho ao seu blog! e vou fechar a chorar.
eu sou estudante de coimbra finalista por sinal. e ja vou chorando.
vou voltar a visitar este blog. parabens

Bruna Gala disse...

Adorei seu comentário, Carlos! Fico muito contente. Também me emociono muito com Coimbra e com toda a magia daquela cidade.