Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A passagem de ano

Acharam estranho a expressão "passagem de ano"? Pois é assim que chamam aqui a nossa virada, o nosso reveillón. É algo como passagem "dano", tudo meio junto. Minha passagem de ano foi bem tranquila, fui à casa de uma amiga brasileira e comemos muito. Sem festança, sem me vestir de branco, mas foi legal. Aqui as pessoas não se vestem de branco na virada. Os pedidos são feitos com passas, comemos 12 passas em cima da cadeira, todos segurando em uma nota de 50 euros para termos muito dinheiro em 2008. O ideal seria uma nota de 100, mas essa é difícil de encontrar. Não vi muitos fogos, mas fiquei impressionada com uma tradição que eles têm por aqui. À meia-noite, todos batem as panelas na janela, é um barulho muito legal. Gostei.
A Praça do Comércio, no Terreiro do Paço, teve concertos (shows) e na Expo teve queima de fogos. Estava muito frio no dia 31. Minha garganta não estava muito boa, por isso decidi passar em casa.
Vimos o reveillón dos Gatos Fedorentos na RTP. São humoristas, se parecem um pouco com o Casseta e Planeta nos áureos tempos. Mas é algo politicamente incorretíssimo, os caras são hilários. Os portugueses muitas vezes me surpreendem, me espanto como os Gatos têm espaço na TV, e ainda é na TV pública! Um humor desse tipo nunca seria permitido na TV brasileira. A TV brasileira é muito politicamente correta.
Ah, e Woody Allen e seu grupo de jazz se apresentaram no Cassino Estoril. Dava tudo para estar lá. O traje era smoking e tinha faisão no menu. Tudo isso pela bagatela de 500 euros. Algo impossível. Mas imaginem! Ficar lado a lado do mestre. Ele com seu clarinete.. Ia me sentir uma personagem de seus filmes.. Mas não foi desta vez.

7 comentários:

Agnes R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agnes R. disse...

Poxa, por 500 euros realmente não dá! Mas fiquei até com vontade de chorar por você, rsrsrsrs...

Bruna Gala disse...

Nossa, não é? Mas soube que ele toca sempre em Nova Iorque e que é bem mais barato. Um dia podemos ir lá! Pode deixar que eu te chamo. Beijos!

Agnes R. disse...

Isso mesmo, combinado!!!

Beijos

testei pra você disse...

segurar uma nota de 50 euros na virada dano? poxa, isso só pode dar muita sorte! rs...

Unknown disse...

Seriam os 500 euros mais bem gastos do ano. Vale o que custa.

Abraços.

Bruna Gala disse...

Pois é, Norton. Se desse, tinha ido. Mas com 500 euros, dá pra comprar um laptop e ainda sobra! É muita grana...