No Brasil, o mês de agosto é conhecido como o mês do desgosto. Aqui em Portugal, agosto é mês de festa, de família reunida, de bailaricos por todo o lado, de notícias sem importância nos jornais. Os “avecs”, também chamados “françugueses” invadem as aldeias com seus carrões trazidos do exterior e presentes. É mais um mês da “silly season”, de acidentes nas estradas e de multas por alta velocidade.
Os portugueses emigrantes que vivem, em sua maioria, em Andorra, França e Luxemburgo retornam à terrinha, às suas aldeias, e isto é mais do que um motivo para muitas festas locais, regadas à caldo verde, pão com choriço e música “pimba”, o brega daqui.
Para completar essa atmosfera festiva, é o auge do verão. As temperaturas beiram os 40º neste verão seco. Não chove nunca!
Na semana passada, a RTP, a emissora de televisão pública portuguesa, esteve na Curia, onde a minha avó mora, para um programa de verão. Um cantor chamado Emanuel esteve presente e minha avó ficou “maravilhada”.
O homem canta uma música com um duplo sentido nojento, que diz: “Meu carro é velho, mas tudo bem, pra namorar é o melhor carro do mundo / Meu carro é velho, mas meu amor gosta que eu meta bem lá no fundo”…. Bem, sem comentários para esta letra, mas eu fiquei pensando: será que a minha avó não se toca a respeito do que ele realmente quer dizer nesta letra estúpida? Ou será que eu tenho a mente “badalhoca”, pá?
Deixo vocês com um vídeo e com a letra de um dos maiores sucessos de Emanuel, um dos reis do “pimba” português. E eu sei que eu estou devendo o post sobre o Quim Barreiros…
Arte-Terapia e Educação
Há 2 anos
6 comentários:
No meu caso, que moro e trabalho no Algarve, Agosto significa turistas. Portugueses, sim, mas também ingleses. Muitos ingleses. Montanhas de ingleses. Que acham que isto aqui é tudo deles! Até conduzir nas rotundas em sentido contrário! Acredita?
Pois, no Algarve, os ingleses são maioria. Mas tenho que te contar que logo que cheguei a Portugal também entrei numa rotunda ao contrário. Hehe. Ainda dei marcha a trás depois... No Rio de Janeiro nunca vi sequer uma rotunda!
Não há rotundas lá? Acho que é uma doença portuguesa... Colocar rotundas por toda a parte...
Pois em Fortaleza tem bastante. Por sinal, a mais famosa localiza-se em um local chamado Praça Portugal.
Música pimba é mesmo do pior... rs mas, pronto, sp vai animando os emigrantes que vêm passar férias às suas aldeias! Mas, Bruna, não te esqueças de dizer aos teus amigos brasileiros que a música portuguesa não é só Roberto Leal e outros pimbas do género... temos música muito boa! : )
Nem sabia, Wladyr. Pensava que era uma invenção portuguesa... :P Lusitana, eu concordo plenamente consigo, gosto muito de música portuguesa, tenho que escrever um post sobre isto. Vou arrumar tempo... Não quero abandonar este blog! Beijos.
Postar um comentário