Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Queima das Fitas

Todos os anos, no primeiro fim-de-semana de maio, a cidade de Coimbra recebe uma grande festa: a Queima das Fitas. Este ano, o evento comemorou 110 anos, e eu estive lá para conferir como é a festa acadêmica mais tradicional de Portugal. A Queima de Coimbra é o segundo evento europeu que mais vende cerveja, só perde pra Oktoberfest na Alemanha. Já dá para imaginar a loucura, né?

A “megafesta” reúne diversos eventos, entre eles a serenata, o cortejo, o baile de gala, jogos, convívios, jantares de fim de curso e as noites no parque. Estas contam com shows de diversas bandas, além de tendas com diversos tipos de música, do rock à música eletrônica. Nesta semana, os alunos que estão terminando o curso se despedem da cidade e da universidade.

Os concertos realizam-se ao pé do Rio Mondego. Para quem não sabe, o Mondego é um enorme rio que corta a cidade. Aqui em Portugal, parece que todas as grandes cidades são banhadas por um rio: o Porto pelo Douro, Lisboa pelo Tejo e Coimbra pelo Mondego…

Durante a queima, muitos alunos tiram do armário os seus trajes acadêmicos. Os meninos usam uma calça social preta, camisa branca e sapatos, gravata e colete também pretos. Por cima, uma capa preta até os pés. O traje feminino é igual só que, em vez de calças, a ala feminina veste saias na altura dos joelhos. Os acessórios também não passam despercebidos. Os brincos têm de ser de algum metal nobre, como ouro ou prata. Na minha opinião, os trajes dão um charme à festa. Mas de manhã… Ah… De manhã, só se vêem capas estendidas no chão. São pessoas!

O famoso cortejo acontece no domingo e começa às 14h, mas eu não pude ir. Pelo que me contaram, o cortejo é um desfile de carros de estudantes que distribuem bebida e comida de graça! Pois é, o domingo da Queima é um longo dia… Ainda mais porque também tem Quim Barreiros no Parque. Quem é Quim Barreiros? Bem, este é um assunto para outro post.

4 comentários:

zabela disse...

Também acho as capas um charme a mais... queria ter uma só pra brincar de de vez em quando...

se bem que... será isso falta de respeito à tradição acadêmica?!

Bruna Gala disse...

Pois, acho que deve ser. Eu tive que pegar uma emprestada no dia da queima, tava cheia de frio.. E é boa, quentinha...

Unknown disse...

Muito bacana,

Mas até agora não entendi que fitas são essas que eles queimam.

Outra coisa: você sabe qual foi o público estimado? Só para ter uma idéia do tamanho da festa.

Beijos, Norton.

Bruna Gala disse...

Umas 300 mil pessoas. Eles queimam as fitas sim. Existe uma cerimônia para isso, chamam queimar o grelo (hahaha). O grelo é um molho de fitas... Sei que o post tá incompleto, mas se fosse falar tudo, não escrevia :P