Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

TV Lá e TV Cá

Sempre assisti às novelas brasileiras e, sinceramente, nunca tive vergonha de admitir isso, afinal, cultura de massa também é cultura, e penso que, no Brasil, as novelas têm um impacto social tão grande que é impossível evitá-las. De que adianta viver em uma “bolha”? É impossível negar que as telenovelas tocam em pontos sociais importantíssimos e despertam discussões na sociedade. Quem não se lembra da Mel, de O Clone? Essa personagem fez com que os pais finalmente olhassem para os seus filhos. Este é apenas um exemplo, entre muitos outros.
Aqui em Portugal, as novelas também fazem muito sucesso. As brasileiras continuam a passar aqui e eu as assisto, é claro. No momento, estou acompanhando os últimos episódios de “A Favorita”.
A emissora portuguesa TVI resolveu, já há algum tempo, investir pesado no ramo e as novelas portuguesas conseguiram bater as brasileiras na briga pela audiência. O que é muito lógico, pois estas retratam uma realidade bem mais próxima da portuguesa. Eu, pessoalmente, não consigo me habituar às telenovelas portuguesas, elas dificilmente me agradam, talvez pela diferença cultural, mas fico espantada com as “modernices”.
A emissora SIC está exibindo uma novela chamada “Podia Acabar o Mundo”, que conta com duas personagens lésbicas: uma estudante e outra médica, acho eu. E elas se beijam de verdade na telinha! Não são aqueles beijos fakes e insossos que nós já vimos nas telenovelas brasileiras. São beijos reais! Acho o máximo e quero, por meio deste humilde post (Hahaha), parabenizar os portugueses. Não entendo porque isso ainda não aconteceu no Brasil. Nós nos dizemos tão liberais, mas a televisão continua a ser careta e reacionária, só não o é quando é o caso de mostrar bundas e peitos.
Além disso, um canal de televisão pública português, a RTP 2, exibe duas séries americanas bem polêmicas: “Weed” e “The L World”. Mais um ponto a favor das emissoras portuguesas! Alguém consegue imaginar a TVE ou a TV Cultura a exibir esse tipo de programas? Eu não.

Um comentário:

Unknown disse...

Não assisto novela, não por conta de preconceito, simplesmente acho todas ruins, mas adoro seriados americanos. Jericho, The 4440, Two and a Hal Men, Friends, são imbatíveis.

Norton.