Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ãhn?!?

Ontem, ouvi um comentário de uma estudante de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra que me deixou completamente atônita. Ela simplesmente disse assim: “Não gosto de amarelos”, referindo-se aos orientais, com a maior naturalidade do mundo, como quem diz que não gosta de azeitonas ou de cogumelos! Perguntei porque e ela respondeu-me com a mesma ignorância: “Porque não gosto de amarelos”, como se eles fossem seres diferentes dela, uma espécie de aberração, sei lá. Tentei falar na boa, mas não dá. Antipatizo. Quando ouço um comentário desse tipo, antipatizo para sempre.
Mantive o controle, respirei fundo e tentei relevar. É a postura que tenho que adotar para manter relações sociais em outro país, afinal, não sou daqui, e, muitas vezes, não sei como agir em uma situação dessas. Tento argumentar na boa, mas sem criar constrangimentos. Mas de uma coisa tenho certeza. Se fosse no Brasil… Acabava com ela.

2 comentários:

uma brasileira disse...

já ouvi "tem negros no Brasil? De onde eles vêem?!"

Bruna Gala disse...

Não sei, menina. Não sei...