Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Olá!

Amigos do Brasil,

Peço desculpas pela demora em escrever. Estou com a vida um pouco atribulada por aqui. Muitos afazeres, documentos, compras etc. Tudo isso sem falar na saudade que sinto de todos e do tempo que passo no skype com o Alexandre... Rs.
Fiz este blogue para passar para vocês as impressões que tenho de Portugal, deste povo que chegou ao nosso país e dizimou índios, trouxe escravos da África, roubou todo o nosso ouro, mas que também nos presenteou com sua música, sua determinação e, principalmente, com a nossa língua, o português, que, na minha opinião, é uma das mais belas línguas existentes no mundo.
Além da insegurança de chegar a um país estranho, apesar das minhas raízes portuguesas, fiquei com medo da reação das pessoas. Afinal, o Brasil é visto como um país de turismo sexual, todos os meus amigos que moraram no exterior falam sobre a péssima imagem que os brasileiros, principalmente as brasileiras, têm no exterior. Mas, neste ponto, está tudo muito bem. Os portugueses e as portuguesas me tratam muito bem, eles têm muita curiosidade em saber porque uma brasileira veio a Portugal. Eles têm uma idéia muito romântica do Brasil, apesar das notícias sobre violência, principalmente no Rio de Janeiro. Eles pensam que vivemos em um paraíso tropical. Por falar nisso, nossas novelas fazem um imenso sucesso por aqui! Todos contam como Portugal parou na época de "Gabriela".
Os professores falam muito bem do Jornalismo que fazemos no Brasil, jornalistas como o Caco Barcelos são idolatrados por aqui. A imprensa portuguesa é basicamente formada por jornais gratuitos, que se sustentam apenas pela publicidade. A maioria das pessoas não compra jornais. A Internet ainda é incipiente. Os mais novos lêem jornais pela Internet, mas os mais velhos se contentam com a televisão. Os telejornais daqui são bem mais compridos que os nossos, as notícias são mais aprofundadas. Mas é bem difícil assistir à TV aberta por aqui. Os comerciais são intermináveis, chegam a ter 20 minutos!!! Eu acabo desistindo de assistir aos programas.
Bem, continuarei colocando minhas impressões por aqui, espero que vocês sintam curiosidade e visitem o meu blogue de vez em quando.
Beijos!

10 comentários:

Renata Mandarino disse...

Bruninha, adorei!!
Estarei sempre por aqui para saber sobre as suas impressões!!!
Mil bjs da sua amiguinha Renatinha q está c muita saudadinha!!!

Mumu disse...

Ora pois, tu és portugues, oh pá!!!
Ma sfaço uma critica, pq fizestes questão de falar sobre a exploração portuguesa no Brasil, hoje em dia isso não é nada aceitável, até mesmo pelos portugueses masi conservadores, Portugal foi um país sempre explorado pelos ingleses, tudo que fizeram em nosso país foi fruto da extorsão que os britânicos empunham aos povos que deles eram dependentes.
É lindo ver essa história rica de vitórias, de batalhas monstruosas...
Serás feliz nessa terra, onde nossos raízes são 100% sanguineas e culturais.
Beijos do seu irmão, Maurício Gala.

uma brasileira disse...

Olha que eu sempre adorei comerciais, mas vinte minutos já é demais!!!

beijinhos
Ingrid

testei pra você disse...

sim, sim. nos mantenha informados sobre a terrinha...rs
bjs

Agnes R. disse...

Que ótimo, adorei a novidade!!! Isso me fez lembrar dos "joaquinzinhos fritos" que comi quando estive aí, hehe... Tive a maior curiosidade de saber o que eram e quando o prato chegou é que me dei conta de que se tratavam de... sardinhas fritas!

Beijinhos

Unknown disse...

Ótima idéia esse blog!
Adorei as primeiras impressões lusas!
Estamos todos com saudades tb! Não tem nem mais graça pedir uma coca-light na praia da bica! Rs.
Muitos beijos...

Bruna Gala disse...

Gostaria de dizer ao meu irmão, Maurício, que neste ponto ele tem mesmo razão. A maioria dos jovens portugueses que conheci tem consciência de como Portugal agiu de forma errada em suas colônias e, até mesmo, sente vergonha disso. Mas eu não acho que a culpa pela exploração é exclusiva dos ingleses, acho que Portugal tem uma grande parcela de culpa. Mas esta é uma discussão que não nos leva a muitos lugares... Rs.. Beijão!

Pablo Lima disse...

bom demais, caríssima! era o que todos aqui precisávamos para ter contato contigo! nada melhor do que tê-la usando de uma de suas melhores características, a escrita!

tudo de bom sempre!

pablo.

Unknown disse...

Excelente idéia criar um blog! Em apenas uma postagam você citou muitas diferenças entre o Brasil e Portugal, e já estou curioso sobre o que vem por aí.
Beijos, Norton.

Bruna Gala disse...

Obrigada pelo link no seu blog, Norton! Beijos.