Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Casamento Homossexual


A polêmica do momento em Portugal diz respeito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Depois de muito bafafá, o Partido Socialista apresentou uma proposta de lei com o intuito de legalizar a união civil entre homossexuais, uma das bandeiras do programa eleitoral, deixando de lado a possibilidade de adoção. A proposta, já quase em vias de ser aprovada, recebeu agora uma bordoada: membros da sociedade civil apresentaram uma petição com mais de 90 mil assinaturas para que seja realizado um referendo.
No meio de toda essa polêmica, o presidente Cavaco Silva declarou, ainda que em outras palavras, que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é algo de menor importância, tendo em vista o contexto de crise que o país atravessa. Na minha humilde opinião, acho esta questão de fundamental importância, visto que propõe a igualdade entre os cidadãos, ponto-chave de qualquer democracia que se preze. E me pergunto: quem são estas pessoas que querem interferir em um direito completamente subjetivo de união entre dois indivíduos? Qual é a necessidade de se instaurar um referendo? E qual a razão para negar a adoção?
A instauração de um referendo é revoltante, além de ser uma medida reacionária. Temo que, caso o referendo seja realizado, os homossexuais percam o direito de se unirem legalmente, já que mais da metade da população portuguesa é contra o casamento homossexual. Os partidos de direita prometem aprovar a proposta de referendo enquanto os de esquerda já afirmaram que vão chumbar a petição. Espero que consigam.
Quanto à adoção, os argumentos para negar essa possibilidade às pessoas do mesmo sexo são preconceituosos e sem fundamento. Um deles é que os filhos de homossexuais tornar-se-ão também homossexuais, como se isto fosse algum problema ou uma espécie de desvio. Cabe lembrar ainda que a maioria dos homossexuais nasceu de pais heterossexuais.
Além disso, tenho certeza que as crianças à espera de uma família procuram, acima de tudo, afeto. Não é isso que se vê. O que se vê, muitas vezes e infelizmente, é o aumento dos índices de violência doméstica em famílias…. Heterossexuais. Bem, mas a união civil já é um grande passo.
De qualquer forma, se este referendo for aprovado, vou correndo tirar o meu título de eleitor.

2 comentários:

Agnes R. disse...

A sociedade portuguesa pode até não concordar, mas acho que é só uma questão de tempo esta lei ser aprovada. Se não agora, daqui a alguns anos. É uma questão de amadurecimento democrático, irreversível, creio eu.
Beijinhos!

Pablo Lima disse...

veremos como os outros países irão se manifestar em relação ao ato.

brasil?

bjocas!

de raspão ( e por acaso), postei cartazes: http://umacapitalentrerioemanaus.blogspot.com/2010/01/hiv-campaign-2009-parte-2.html