Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Frescuras e manias "gustativas"...

Já me chamaram de burguesa só porque eu não como pastel na lanchonete chinesa aí no Brasil, vulgarmente chamada de “china”. Penso da seguinte forma: se é para fazer tem que fazer direito. E isso refere-se à comida também. Se é para engordar, que seja com algo que dê prazer. Comida não é para encher, e aquele pastel é uma maçaroca! Comida é para dar prazer.
Gosto muito de comer. Tenho cabeça de gordo, sempre tive. Estou sempre pensando nos petiscos, na sobremesa, no que comerei ao jantar… Comida para mim não é apenas alimento.
Mas a questão que me aflige hoje é outra. Hoje passei na delicatessen do El Corte Inglés, para quem não conhece o El Corte Inglés é uma megaloja espanhola que vende tudo do bom e do melhor. Caríssima, naturalmente. Mas eu voltei à condição de estudante e os estudantes não têm lá muitas vontades. Aliás, ser estudante é a minha desculpa para muitas coisas. Sempre que os ceguinhos do metrô, mendigos ou pessoas de instituições de caridade me pedem dinheiro, respondo: “Não dá, sou estudante”. Geralmente, me safo bem... Hehehe. Mas é verdade, não posso gastar dinheiro com nada supérfluo. Mas, apesar da minha condição profissional, eu devo ter sido rica em outra encarnação. Como toda taurina que se preze, gosto de comer bem. Quando digo comer bem, não digo comer muito, digo comer comida bem-feita.
Mas o meu problema é que eu gosto de tudo que é caro. Para mim, quanto mais fungos o queijo tiver, mais gostoso ele é. Difícil escolher um queijo preferido. Qualquer um é bom. Além disso, aprecio novos sabores, como misturas entre doce e salgado e entre quente e gelado. Amo aqueles salgadinhos de festa dos casamentos de alto nível, bem sequinhos… Salgadinho oleoso é o que há de pior. Adoro chocolate belga e suíço. E a lista continua com palmito, tomate seco, geléias de todos os tipos, caramelos, compotas, frios, enchidos, defumados… Palmito é algo bem difícil de se encontrar por aqui. Além disso, é muito caro... Coisa de 10 euros o potinho. A maioria dos portugueses que eu conheço nunca comeu palmito. Tomate seco também é incomum. Difícil à beça de encontrar e é bem mais caro que aí no Brasil.
Eu também gosto de beber café na xícara. Fico com cara de decepção quando me dão copos de papel. Para sucos ou refrigerantes, o copo tem de ser de vidro. Odeio canudos! Também não consigo comer sem guardanapos e não gosto de cigarro velho e amassado.
Enfim, desabafei. Essas são algumas das minhas frescuras. E as suas, amigos leitores? Quais são?

13 comentários:

Rô Leadebal disse...

Várias !!
Eu não como nem feijão preto pq acho feio rsrsrs...
bem, hj em dia quase não se usa mais orelhão, mas tenho nojo de pegar naquilo, todo mundo pega, e ainda bota a boca colada no fone..
andar de ônibus então...todo dia lá estou eu encostando aonde sabe Deus os outros botaram a mão antes de encostar kkkk!!

Agnes R. disse...

Me identifiquei muito com o seu post! Sou superfresca para comer, também devo ter sido rica em outra encarnação, pois só gosto de coisa boa, hehehe... Já começa que não como carne vermelha (tenho nojo daquilo). Para mim comida precisa ter gosto bom! É uma tortura comer feijão com arroz todo dia, ainda mais que o feijão só é gostoso no dia em que é feito. No dia seguinte, ó céus, já perdeu o gosto. Ah, e também sou loooooooouca por queijos, ai, ai...

Bruna Gala disse...

E arroz então? Arroz tem de ser feito no dia! Arroz requentado é terrível...

Anônimo disse...

Acho que já percebi de onde vem este meu gosto por comer bem e ir a sítios onde se serve óptima comida...tb sou do signo Touro!! : ) Eu adoro todos os produtos típicos portugueses, acho q têm todos uma enorme qualidade...os nossos queijos, o nosso azeite, os nossos vinhos, o nosso presunto, os nossos enchidos...e por aí fora! Esses produtos que dizes q não encontras aqui devem ser mais usuais na vossa gastronomia do q na nossa. Nem sei o que é palmito! rs Mas tb adoro ir a um bom restaurante de comida tradicional portuguesa ou de comidas de outro país...japonês, italiano, mexicano, indiano, até chinês...rs Confesso é que nunca fui a um restaurante brasileiro, falha minha!

Unknown disse...

Minhas frescuras:

Não confio em ninguém que não coma carne;
Não como nada que não esteja bem frito;
Não consigo comer se não tiver um bicho morto no meu prato;

Abraços.

Klatuu o embuçado disse...

Pra que saiba: Pablo Lima é um reles plagiador!

Anônimo disse...

Eu sou leonina e muitoooo fresca para comer e beber ! rsrsrs
Depois que conheci cervejas Belgas não aceito mais a Skol rsrsr..Café só em xicara.
Para almoçar guardanapo sempre de pano,taças e copos de vidro....Fora que gosto também de comida bem feita principalmente servida em lugares bonitos..
Adorei seu post.

Bruna Gala disse...

Olá, amiga Lusitana! Portugal realmente tem iguarias maravilhosas, adoro os queijos, os enchidos, o azeite... Quanto a restaurantes brasileiros, nunca encontrei um realmente bom por aqui. Mas também não tenho muito dinheiro, mas não aconselhos os restaurantes dos centros comerciais. Não valem a pena!

Vivianne, saudades, menina! Eu também só gosto de café em xícara... Hehehe.

Klatuu, perdoe o Pablo, garanto que não foi por mal, ele é uma pessoa muito honesta e já fez sua retratação no blog.

Beijinhos a todos!

Unknown disse...

O que são enchidos?

Bruna Gala disse...

Sabe a linguiça? Não deixa de ser um enchido. Mas aqui em Portugal, existem muitas variedades, como chouriço, farinheira, morcela.. Vários tipos de enchidos, mas todos eles se parecem com uma linguiça, o recheio é que é diferente.

Mumu disse...

Eu ultimamente nao sou muito fã de comida, na verdade fã eu sou, mas já estou a me adaptar a nova vida de gastroplasiado, em 9 meses perdi 54,800 Kg, mas nem por isso deixo de provar algumas coisas, porém doces só consigo uma colherada, coca cola no máximo 100 ml, frituras bem oleosas só posso comer de teimoso, mas uma coisa eu sempre adorei e continuo adorando pois consigo comer, arroz!!!! rsrsrsrsrs
E cerveja estou super adaptado...
Mc'donalds nao desce na mesma medida e prato só com menos de 300 gramas...
beijos e saudades

uma brasileira disse...

Seria vc meu alter ego ou isso é coisa de taurinas?!

Bruna Gala disse...

Ingrid, é coisa de taurinas... Hahaha.
E Maurício, é uma pena que vc não consiga saborear tanto as coisas, mas, daqui a pouco, tudo volta ao normal, vc vai ver.
Esse post bombou!