Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Uma amiga para a vida toda

Amanhã fecho mais um ciclo. Deixo meu quarto e vou passar uns dias na casa da minha avó antes de ir ao Brasil. Deixo também minha amiga chinesa, a Pan Tan, ou Helen, como prefere ser chamada. Ela volta para a China em setembro. Segundo ela, ninguém consegue falar corretamente seu nome, então ela prefere ser chamada pelo nome que lhe foi dado pela professora do curso de português. A propósito, aqui em Portugal, eles dizem Elen, pois não pronunciam o “agá”.
A Helen apareceu por acaso em minha vida. Alugou o quarto e foi se chegando, de repente, com uma simpatia de dar inveja a nós, brasileiros. A Helen ter orgulho em ser chinesa, é uma “business woman”. Ela nunca ouviu falar no Nirvana, nos Rolling Stones e só tinha visto a Madonna depois de velha. Mas ela gosta da Madonna. Acha “very nice”.
O português da Helen evoluiu muito, mas eu, por conformismo e um pouco de egoísmo, prefiro comunicar-me com ela em inglês, que, por sinal, depois destes seis meses de conversação, está bem mais fluente.
A Helen me ensinou muitas coisas sobre a vida e sobre como olhar o mundo. Ensinou-me a ser mais paciente, a pensar à frente, a ter mais confiança e a acreditar mais nas pessoas. Ela não é budista, acredita no “fluxo de energia” e está sempre falando nisso. Ela não entende como alguém pode ir para a cama com alguém que mal conhece, mas entende como alguém pode se casar virgem. Os valores da Helen são totalmente diferentes dos valores ocidentais.
É uma menina do Norte da China, mas estudou em Xangai. Ama Xangai e quer passar o resto dos seus dias por lá. Não tem irmãos, como era de se esperar, mas gostaria de ter muitos.
A Helen come couve no café da manhã. Frita tudo. Tem uma frigideira enorme. Em compensação, come frutas o dia todo. Ela também toma chá de flores. Várias florzinhas boiando na caneca. Tenho vontade de vomitar!
O computador e o celular dela são em chinês. Ou melhor, em mandarim. Mandarim é a língua oficial da China. É a língua escrita oficial porque, no que diz respeito à fala, o negócio é diferente. Existem muitos dialetos no país. Ela me explicou que o mandarim tem mais de 5 mil caracteres e que eles expressam idéias, não correspondem a letras, como os caracteres do nosso alfabeto. É claro que os 5 mil caracteres não conseguem exprimir tudo que deve ser dito, portanto, alguns caracteres são utilizados juntamente, ou seja, algo realmente complicado para nós, ocidentais, entendermos.
Ela me mostrou música pop chinesa no youtube. Também me mostrou a música tradicional e fotos maravilhosas. Ela me disse que os homens chineses tratam as mulheres como princesas. Ela acha que os homens europeus são agressivos.
Ela me contou como nasceu o Japão! Segundo ela, há milhares de anos atrás, o imperador da China queria tornar-se imortal e mandou um barco com 100 moças e 100 rapazes chineses para o mar em busca do segredo da imortalidade. Algo meio Arca de Noé, mas sem os animais. Eles, obviamente, não o encontraram e acabaram por fixar-se em uma ilha, cultivaram a terra, reproduziram-se.. Daí surgiu o Japão! Adorei essa história e perguntei a ela se era uma lenda. Ela disse que não, pois os chineses são obcecados por essa idéia de vida longa e imortalidade, portanto, ela não acha difícil que, há milhares de anos atrás, o imperador acreditasse nessa possibilidade. Além disso, ela me disse que existem muitas semelhanças entre o mandarim e o japonês. Segundo ela, ela consegue entender o japonês escrito, mas não consegue falar.
Ela disse também que só se comem insetos e cachorros em uma parte da China. Ela não come, mas apareceu em casa, uma vez, com uns pés de galinha nojentos e não cansava de dizer que aquilo era delicioso. Até pegou uma receita na Internet.
A Helen acha o povo português muito pessimista. Ela comprou o Interrail e viajou a Europa toda. Adorou Veneza, mas não gostou muito de Paris. Ela não sabe lavar a louça direito. Ela diz que é gorda para os padrões chineses. Ela queria inscrever-se em uma aula de hip-hop! Ela adorou o Alexandre. E ele também a adorou. Mesmo com as “falhas” na comunicação.
Ela é íntegra, honesta, parceira e muito educada. Leonina. Ela nasceu no mesmo ano que eu. No horóscopo chinês, somos cachorro. Isso quer dizer que somos leais. Vou sentir falta dela. Das pipocas, das noites vendo desenhos animados e filmes da Disney. Dos conselhos. De tudo! I will miss you, my chinese friend!

2 comentários:

Unknown disse...

Bonito sentimento filha! Não foi uma surpresa..vc é especial! e a helen tb! amo vc!

Unknown disse...

Até eu já estou com saudade da Helen.