Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a este blog de uma brasileira que vive em Lisboa e "anda" por Portugal. Aqui vocês podem saber quais são minhas impressões desta terrinha lusa.
Lembrem-se: os meus textos estão escritos em português do Brasil, pois a maioria dos meus leitores é brazuca. Mas, com o passar do tempo, já cometo deslizes... Caraças, pá!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Finalmente!

Nossa.. Sei que estou devendo um post há muito tempo.. Peço mil desculpas a todos os meus leitores assíduos.. Hehehe. Prometo escrever com mais frequência. A vida está muito corrida por aqui, muitas obrigações, pressão total!
Estou muito feliz agora que o meu amor está aqui ao meu lado, mas a vida anda bem complicada. Alexandre ainda não arrumou um emprego, a crise por aqui está feia e é mais difícil ainda para nós, estrangeiros. É difícil acreditar que entre países irmãos como Portugal e Brasil exista preconceito, mas existe. Essa semana passei por uma situação constrangedora. Estou trabalhando em outro call center, é um part-time de quatro horas por dia, para descolar uns trocos. É só o que eu consigo arrumar por aqui e dá para conciliar com o mestrado. Estou vendendo um serviço de IPTV, é um serviço semelhante ao disponibilizado pela TV digital e é vendido juntamente com Internet e telefone, chama-se triple play. Enfim, estava explicando os pacotes e tal e o homem do outro lado da linha, depois de perguntar-me tudo, disse que não fazia compras pelo telefone. Até aí tudo bem, normal. Logo em seguida, escutei a pérola: ainda mais quando um estrangeiro me liga, eu não contrato estrangeiros! Na hora, tive vontade de dar uma de Michael Douglas em “Um Dia de Fúria”, mas me segurei e só pensei em manter meu emprego. Fico pensando no que leva alguém a pensar isso. O que fez aquela pessoa julgar que o caráter de um brasileiro é diferente do de um português? Para mim, qualquer explicação a respeito dessa atitude é inaceitável. Mas bola pra frente…
Bem, falando de amenidades agora. Alexandre está revelando-se um ótimo cozinheiro, seu desempenho na cozinha evoluiu muito! Estou comendo melhor, parei de emagrecer, o que me deixou muito triste, estava muito feliz com minha rápida perda de peso. Agora é manter e tentar emagrecer um pouquinho mais. Rs.. Para quem não sabe, perdi oito quilos por aqui e Alexandre também está com as pernas tão fininhas…
A primavera se aproxima e, sinceramente, nunca aguardei tão ansiosamente a chegada do verão. Estou farta do frio, meus pés não respiram, o formato do meu dedo mindinho do pé até mudou, minha unha está curvada, espero que volte ao normal. Não aguento mais meus pés enclausurados, estou empolgada com o verão, quero acampar, comprar biquínis, ir à praia, aposentar minhas calças por um tempo, sair sem casaco. O calor torna as pessoas mais alegres. Acho que este é um fator que explica a alegria do brasileiro. O frio deprime.
Outra coisa que quero falar é sobre o Acordo Ortográfico. Vocês não imaginam o furor que isso tem causado por aqui. Os portugueses são muito apegados às tradições, têm medo de mudança. Quase ninguém é a favor do acordo. Estava assistindo ontem a um debate a televisão sobre o assunto e uma professora de Linguística estava dizendo que era um absurdo a predominância da oralidade sobre a linguagem escrita! A louca não percebe que a língua é mutante e que, se nada for feito, daqui a algum tempo falaremos línguas diferentes e não nos compreenderemos! Falaremos realmente “brasileiro” como eles dizem, o que será muito ruim para Portugal, já que o Brasil é bem maior. Eles ficarão isolados, já que a maioria dos países africanos que foram colonizados pelos portugueses, senão todos, não falam apenas português. Enfim, mas eles não querem mudar de jeito nenhum. Sei que tudo que é imposto é um problema, mas o acordo facilitará o intercâmbio cultural entre os dois países.

3 comentários:

Agnes R. disse...

Salve!!! Adorei a sua reaparição!Bem, na minha opinião, eles acham que os estrangeiros tomam o lugar dos portugueses no mercado de trabalho, daí o preconceito (bobo). Mas pense que se você estivesse fazendo esse trabalho aqui no Brasil também iria ouvir várias atrocidades, venda por telefone é um trabalho ingrato mesmo.

E parabéns ao Alexandre pela descoberta dos dotes culinários!!!

Beijos

Guta Gucci disse...

Oi, Bruna!
Eu sou a mais desconectada. Não sabia de você aí na terrinha, ARRASANDO, fazendo mestrado!
Parabéns! E com seu amor a tiracolo, agora deve estar melhor, né?
Acho que eu tenho um quê de portuguesa:apesar de gostar de mudanças , acho o acordo ortográfico frágil. Receio por algumas delas, e não é pelo hábito, é que acho que a escrita vai perder com isso, e não ser simplificada, em muitos casos.
Ah, estranhamente temos algo em comum. Minha unha do pé tb começou a crescer estranha! ahhuahuauhahauaauhuahauhauh
bjusss

Madame Mim disse...

ola amiga! visite o meu blog ta? mas ó, to anonima, mas qndo vc ler vc vai saber que sou eu e vai entender pq eu to anonima.

bom ter noticias suas de do carcará.

Qto a lingua, o nosso portugues ja é tao diferente q as vezes certos livros precisam ser traduzidos pra portugues, entende? rsrsrs

Acho q na verdade e a gente deveria ter a nossa lingua, ja q nos ja a modificamos tanto e assim os portugueses nao empatam a mudança, se eles nao querem evoluir, ah, sinto muito, rsrsrsrs

bjs bjs bjs